Gusttavo Lima – Artista, Empresário e Embaixador, o sucesso só aumenta e sabemos que é merecido

Gusttavo Lima – Artista, Empresário e Embaixador, o sucesso só aumenta e sabemos que é merecido

Nivaldo Batista Lima ou apenas Gusttavo Lima começou sua carreira aos nove anos de idade tocando no “Trio Remelexo” formado por seus irmãos mais velhos Willian e Marcelo , e depois passou por uma dupla sertaneja chamada Gustavo e Alessandro, o cantor também é autodidata e toca violão, viola, guitarra, piano, bateria, baixo e sanfona.

Gusttavo Lima lançou seu primeiro disco em 2009 e o sucesso “Rosas, Versos e Vinhos” foi o pontapé inicial do mineirinho humilde e logo após ainda emplacou “O Inventor dos Amores”, “Refém”, “Cabelo Cor de Ouro” até pegar na veia com o hit “Balada”, aquela que todo mundo não entendia o Tchê Tchererê Tchê Tchê, e muitas pessoas torciam o nariz para a música e o seu trabalho, mas a forte exposição tanto negativa quanto positiva transformou a música em sucesso mundial, sendo sucesso na Holanda, Bélgica, França, Suécia, Espanha, Estados Unidos logo nas primeiras posições.

Mas nesse texto de hoje queremos mostrar o quanto Gusttavo Lima é inteligente em seu repertório e sabe exatamente qual tipo de público ele vai atingir em certa época de mercado e um dos poucos artistas nacionais hoje que consegue fazer as três linhas de mercado. Ele tem um forte público de balada, um forte mercado romântico, um público do chamado clássico sertanejo ou modão (esse que inclusive é difícil fazer sucesso se não tiver um repertório sensacional) e ainda no meio disso tudo ainda despontam hits, independente de arranjo musical, sendo comercial ou não e o grande exemplo disso é que atualmente ele tem a música “Apelido Carinhoso” crescendo assustadoramente em todos os cantos do país e mostrando que é um hit, mesmo ela sendo uma faixa do repertório do “Buteco do Gusttavo Lima”, uma que seria chamada de modão batendo de frente com os estilos lançados para o carnaval.

Então Gusttavo consegue ser tudo ao mesmo tempo e em sua identidade artística conseguimos ver nele uma junção de exemplos como Zezé di Camargo e Luciano, Bruno e Marrone, Leonardo e mais alguns todos juntos.

Gusttavo Lima canta para os corações, busca músicas do repertório da história da música sertaneja e ainda bebe igual os ídolos do passado e dessa nova geração foi o artista que mais destaca-se com o título de “Embaixador”, com seus shows longos e churrascos no palco, mostrando que soube usar toda essa mídia a seu favor.
Para quem não sabe o título de Embaixador é todo ano escolhido pela Festa do Peão de Barretos e pelos Independentes para sua própria festa, com ações dentro do Hospital do Câncer em Barretos, e todo ano um artista diferente é concedido o título, porém com o Gusttavo foi diferente, ele só não ganhou como parece que preferiu vestir mesmo a confraria, fazendo do momento ser mais especial do que é, e hoje em seus shows o coro “Respeita o Embaixador”, é como se fosse uma espécie de “Vai Safadão” ou “Pelo Amor de Deus Jorge e Mateus” pelo público.

Mas, falar da carreira de Gusttavo Lima como cantor e artista é fácil, só que o mineirinho resolveu invadir em outras vertentes do meio musical, e criou seu próprio estúdio musical, aonde inclusive foi gravado o atual Buteco do Gusttavo Lima 2, e também gerencia sua própria carreira com a “Balada”, escritório artístico que tem em seu casting a dupla Rick e Rangel, uma das apostas para o futuro da nossa música sertaneja em um curto período de tempo.
Gusttavo Lima tem a Workshow, provavelmente o maior escritório do Brasil hoje em dia trabalhando em conjunto com a Balada e que mostra o quanto Gusttavo aprendeu em suas passagens pelos outros escritórios artísticos do Brasil, mas que aos poucos ele mesmo foi tomando as rédeas da sua carreira e hoje é exemplo para as novas gerações.

Engana-se quem acha que Gusttavo Lima não olha para o mercado sertanejo de uma forma diferente, o cantor consegue lançar hits de balada ao mesmo tempo com outro estilo de música dentro do seu próprio repertório, assim ele consegue atingir todas as classes de público final ao mesmo tempo, uma qualidade gigante perto dos outros artistas, fazendo uma leitura muito à frente dos outros e com isso destaca-se cada vez mais em sua carreira.
Em todos esse anos nunca vimos a carreira de Gusttavo Lima não manter-se nos lugares mais altos entre os grandes nomes da nossa música sertaneja, não teve o chamado efeito sanfona, subindo e descendo e mantém-se constante.
Gusttavo Lima consegue mostrar-se um menino humilde, educado, um ótimo cantor e uma daquelas pessoas que não escondem nada de si em sua carreira, deixando de lado o “personagem” e se colocando próximo ao que o público realmente quer ver, a sua imagem de ídolo é muito mais acessível do que muitos artistas por aí e isso jamais foi dor de cabeça para o Gusttavo.

Gusttavo surgiu como o menino franzino do interior, cresceu, ficou mais velho, formou família sem esconder quem eram as pessoas, soube tratar com maestria tudo que a mídia tenta destruir em um artista, passou por muitas dificuldades nesse período, pensou até em dar um tempo na carreira, e quem não pensaria nisso com as perdas que ele teve (irmã e mãe) e mesmo assim mostrou que o legado que Gusttavo Lima trouxe nos últimos anos na música sertaneja é gigante. Ele soube inclusive estar destacando-se no chamado “cantor solo sertanejo” que nunca foi uma missão muito fácil, aonde o próprio público conservador sempre deu muito mais valor a duplas do que cantor solo.
Claro que ele foi uma pedra moldada depois de todo o trabalho pesado ter sido feito anteriormente por Sérgio Reis, Leonardo, Daniel e outros. Mas a grande verdade é que a geração de Gusttavo Lima e Luan Santana proporcionou uma nova abertura desse termo “cantor solo” e surgiram muitos nomes após isso, visto o sucesso atingido pelos meninos no início dessa década.

Resumindo tudo, Gusttavo é Gusttavo e devemos mesmo “Respeitar o Embaixador”.

Texto: Maurício Ferigato

Assista logo abaixo uma de nossas entrevistas com Gusttavo Lima aqui na TVSertanejo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *