Wesley Safadão – Quem no Brasil é ídolo em mais de um gênero musical como ele ???

Wesley Safadão – Quem no Brasil é ídolo em mais de um gênero musical como ele ???

#compartilhe Share on Facebook17Tweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest0Share on Tumblr0

Do forró ao sertanejo no início de carreira para hoje do sertanejo ao forró, quem consegue atingir dois estilos musicais no Brasil e ao mesmo tempo ser artista de ponta por alguns anos já, e não só aquele crescimento faraônico que chega em uma velocidade e vai embora em outra velocidade maior ainda que não seja Wesley Safadão???

Para quem não sabe a carreira de Wesley Safadão já tem uns anos, começou em 2003 liderando a banda Garota Safada, ele assumiu os vocais pela falta para tapar um buraco na banda em que sua mãe era a empresária, mas à partir de 2007, ganhou notoriedade na região nordeste, e logo passou a ter projeção nacional, se apresentando em todas as regiões do Brasil, praticamente abrindo portas para outros artistas que faziam muito sucesso no nordeste e não conseguiam chegar com uma carreira sólida em outras regiões do Brasil.

Mas Wesley Safadão tocava forró e de forró provavelmente iria andar a sua carreira certo ???

Errado. O cantor cresceu tanto que conseguiu aos poucos ir colocando seu pé no sertanejo, o que claro não foi muito difícil de acontecer visto que os estilos musicais forró e sertanejo podem ser considerados primos na música.
Mas além do estilo musical um item poderia travar a entrada de Safadão no sertanejo, que seria a rejeição do público do meio profissional sertanejo, o que acabou não acontecendo já que que seus números dentro do forró eram altíssimos, e Wesley pôde se apresentar com um currículo invejável, além é claro de toda a qualidade vocal e musical dentro do seu estilo, que é inegavelmente ótimo para o estilo que ele nadava a braçadas largas.

No início do chamado “sertanejo universitário” os artistas vasculhavam o que estava tocando no nordeste e era sucesso para gravar aqui para baixo do Brasil, visto que muitas músicas que Wesley Safadão cantava entraram com força no sertanejo. Quem não lembra de “Tentativas Em Vão” com Maria Cecília e Rodolfo que é uma referência real ao que acabei de mencionar.

Ver um artista fazer tanto sucesso dessa forma sendo destaque nos dois estilos musicais “forró e sertanejo” e ainda conseguir colocar no subconsciente de cada pessoa o refrão “Vai Safadão” é algo que jamais foi visto na música nacional, pelo menos não que eu me lembre de algo tão forte, o máximo que vimos foram algumas vezes o refrão “Pelo Amor de Deus Jorge e Mateus”, mas tirando isso nem de perto lembra o “Vai Safadão”.

Hoje se um artista sertanejo quer que sua música faça sucesso é com o Safadão que ele vai pedir para gravar, se um artista sertanejo quer entrar no mercado do nordeste e fazer shows por lá ele entra com a permissão do Safadão, parece que o público abraça muito mais forte quando a imagem de Wesley está aliada ao projeto.

Com tantas qualidades assim, na carreira musical todos reconhecemos o excelente trabalho desempenhado ao longo dos anos, na questão imagem do artista o trabalho é inteligente e ao mesmo tempo eficaz e na questão proximidade de ídolo e fã (era aí que eu queria chegar), o que podemos dizer ???

Como é gostoso ver que a escola de formação do artista foi no nordeste, em meio a dificuldades com um povo muitas vezes sofrido (é claro que não vou generalizar), mas alguém tem dúvida que bem no início de tudo o Safadão não passou por cidades com precárias situações e público com enormes dificuldades para se pagar qualquer valor de ingresso e ir assistir um show ???
Com tudo isso é claro que um dos pontos principais que Wesley formou foi a humildade e a simplicidade que ele mais desenvolveu, já que raramente você vê ele ostentando carros, mansões, lugares e etc. O que ele mostra em suas redes é algo plausível com o que ele conquistou com o suor do seu trabalho e nada veio de graça.
E o contato com os fãs ??? Nessa parte raramente vemos artista como ele, que chega nos locais das apresentações andando devagar, cumprimentando todos e parando para tirar fotos, isso sem contar nos atendimentos de camarim, sempre com uma educação e respeito à pessoa que se aproxima dele, seja para efetuar o seu trabalho ou seja para tietar mesmo o artista Wesley Safadão, e o mais interessante é que nesse tipo há um tipo de pressa imposta pela produção do artista, mas com a equipe do Safadão ainda consegue-se manter um tempo digno que para que se efetue toda a ação sem maior drama.

Então como não considerar Wesley Safadão um dos mitos da nossa música ??? Ele tem repertório fantástico tanto em CD/DVD quanto em shows, ótimos materiais visuais e inovadores, com idéias fantásticas como DVD em Miami, que poderia ser visto como ostentação, porém o carinho que foi tratado o projeto nem isso passou para o público, e ainda tem a postura de um artista que vai ter uma carreira longa na nossa música brasileira seja ela no forró, no sertanejo ou em outro estilo musical.

Então só nos resta torcer muito para que artistas assim possam surgir aos montes na nossa música e que ecoe por muito tempo o “Vai Safadão”.

Texto: Mauricio Ferigato.

Assista abaixo uma das nossas entrevistas com ele e entenda um pouco desse artista na sua maior simplicidade:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *